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Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Ensino a Distância

Público:  Profissionais que atendam ou venham atender pessoas com deficiência visual

 
Ementa: Deficiência visual: conceituações legais, médicas e educacionais; Breve comparativo entre as deficiências; Apresentação de programas de informática na área da deficiência visual; Utilização do dosvox, leitores e ampliadores de tela, digitalizadores de textos e magnificadores de imagens no processo de ensino-aprendizagem.


Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisito: Ensino Médio completo e conhecimentos básicos de Informática: Windows, Word, Excel e Internet.


Nº de vagas: 60

 

Período de inscrições: de 28/05/2018 a 26/06/2018

Data de divulgação dos inscritos: 02/07/2018.

Período de confirmação dos inscritos: de 03/07/2018 a 09/07/2018.

Data de divulgação dos inscritos aptos para realização do curso: 13/07/2018.

Período do curso: de 14/08/2018 a 24/09/2018.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.

 

Documentos obrigatórios:

- Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra - download da ficha de pré-inscrição - arquivo docx - 83,1 kbytes

- Documento de identidade

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio;


Para certificação: Média igual ou superior a 7.0 da soma de todas as atividades avaliativas + preenchimento do formulário de avaliação de evento de capacitação à distância que se encontrará no último tópico do curso.


Professor: José Francisco de Souza.

Tutor: sem tutoria

 

Breve currículo: 
José Francisco de Souza - Professor licenciado em Letras Português/Literatura pela Universidade Gama Filho (UGF). Fez cursos de Programação de Microinformática no Instituto Brasileiro de Integração Social, em São Paulo. Atua como professor de Informática Adaptada, no Instituto Benjamin Constant (IBC), desde 1999.


Programa: 

  • Conceituação de deficiência visual
  • Acuidade visual e campo visual
  • Informações básicas sobre o processo de aquisição do conhecimento das pessoas com deficiência auditiva, visual, autismo e síndrome de down
  • Recursos do Windows para melhor Visualização de tela
  • Software Ampliador de Tela – MAGIC
  • Ambiente interativo – Dosvox
  • Programas Leitores de Tela: NVDA e Jaws básico
  • Noções de digitalização de texto
  • Breve noção do formato Daisy
  • Magnificadores de imagens como ferramenta pedagógica

 

Estratégia: trabalho individualizado –  leituras de textos  e atividades da plataforma.

Metodologia: atividades teóricas.


Avaliações: atividades avaliativas durante o desenvolvimento do curso.

 

Bibliografia:


1. SONZA, Andréa Poletto et al (Org.) A Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: pensando a Inclusão Sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
Fax: (0XX21) 3478-4454
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.