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Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Ensino a Distância

Público:  Profissionais da área de educação

 
Ementa: Aspectos importantes que influem na aprendizagem da criança deficiente visual. Pré-requisitos para alfabetização no Sistema Braille. Avaliação diagnóstica de habilidades requeridas para a aprendizagem da escrita e da leitura em Braille. Alguns princípios básicos que orientam a prática pedagógica de um programa de alfabetização. Métodos utilizados no processo de alfabetização em Braille. Transcrição e ou adaptação de textos e de atividades, do sistema comum para o Sistema Braille. Utilização de cartilhas padronizadas e de textos produzidos em sala de aula, no processo de alfabetização. Avaliação do processo ensino-aprendizagem durante a alfabetização.


Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisito Certificado de conclusão de curso de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille, conhecimento de Internet e Editor de Texto (WORD, OPEN OFFICE, etc.)

Obs.: Para os cursistas cegos conhecimento de um leitor de telas (NVDA, JAWS, VIRTUAL VISION OU F123)

Nº de vagas: 60

 

Período de inscrições: de 08/01/2018 a 06/02/2018

Data de divulgação dos inscritos: 20/02/2018.

Período de confirmação dos inscritos: de 21/02/2018 a 27/02/2018.

Data de divulgação dos inscritos aptos para realização do curso:  06/03/2018.

Período do curso: de 03/04/2018 a 21/05/2018.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.

 

Documentos obrigatórios:

- Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra - download da ficha de pré-inscrição - arquivo docx - 83,1 kbytes

- Documento de identidade

- Certificado de Conclusão de Curso na Área da Educação ou Declaração da Instituição de que é aluno regularmente matriculado em Curso desta Área;

- Certificado de curso de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille (no mínimo 40 horas)


Para certificação: Nota igual ou superior a 7.0 + preenchimento do formulário de avaliação de evento de capacitação à distância que se encontrará no último tópico do curso.


Professora : Maria da Gloria de Souza Almeida.

Tutoras: Professoras Margareth de Oliveira Olegário e Rachel Ventura Espinheira

 

Breve currículo: 
Maria da Gloria de Souza Almeida - Doutoranda do curso de Letras PUC-Rio (2012) em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Possui Pós-graduação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992) e mestrado (2011) pela PUC-Rio com o tema A Literatura como elemento de construção do imaginário da criança deficiente visual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na temática da Deficiência Visual. Designada em 2002 para compor a Consultória Técnico Científica da Comissão Brasileira do Braille, atuando como Professora Regente das classes de Alfabetização e de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries e do Curso de Capacitação para Professores na Área da Deficiência Visual.


Programa: 

1 -AMBIENTAÇÃO

2 -INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CEGA

  • Inclusão e cidadania
  • Educação e deficiência visual
  • Fundamentos da alfabetização: uma construção sobre quatro pilares

3-PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CEGA E PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL

  • Princípios da educação da Pessoa com deficiência
  • Período de desenvolvimento global
  • Guia teórico para a alfabetização em Braille

4-FUNDAMENTOS DA PRÉ-LEITURA E PRÉ-ESCRITA

  • Dedinho Sabido (orientação metodológica) 
  • Cadernos de pré-leitura do Sistema Braille (orientação metodológica)
  • A cela simulada
  • Métodos de ensino

5-A LITERATURA EM SALA DE AULA

  •  A literatura na sala de aula
  • Projeto aplicado à literatura infantil

6-RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA CEGA


Estratégia:
Trabalho individualizado –  leituras de textos  e atividades da plataforma.
Aulas teóricas com demonstração de material especializado.

Metodologia:aulas teóricas e atividades práticas.


Avaliações: atividades da plataforma.

 

Bibliografia:


1. BARRAGA, Natalie. Disminuidos visuales y aprendizaje. Espanha: Fundação Once, 1985.

2. CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores. Tradução Ingeborg Strake. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.

3. COSTA LINS, M.J.S. A Estruturação da inteligência do pré-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Anima, 1984.

4. FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência aprisionada. Tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

5. FRAIBERG, S. Insight from the blind Library of Congress. Washington, 1972.

6. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação, 1).

7. HALLIDAY, Carol. Crescimento, aprendizagem e desenvolvimento da criança visualmente incapacitada do nascimento à idade escolar. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1975.

8. LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ática, 1990.

9. LOWENFELD, B. Our blind children. Illinois: Charles Thomas Publishers, 1964.

10. LURIA, A.R. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: Ícone, 1990.

11. PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

12. PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Rio de Janeiro, 1. ed. Edição Brasileira, abril, 1959. Tradução Manuel Campos, 4ª Edição, Paris, 1956.

13. PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

14. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

 

Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
Fax: (0XX21) 3478-4454
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.